quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Dicas Para Perder a Timidez



nicole kidman

É verão, carnaval, e algumas pessoas mal podem esperar para sair por aí, se divertir, conhecer gente nova e namorar. Mas nem todo mundo é assim – aliás, 60% da população é tímida. Até mesmo o bonitão David Beckham e a encantadora atriz Nicole Kidman confessaram ser extremamente envergonhados. Tudo bem você ser tímido quando é criança – é até bonitinho. Mas quando você cresce o simples fato de ficar vermelho pode fazer você cair no conceito de muita gente (tanto do pretendente quanto do chefe). Pessoas confiantes não entendem a timidez, mas, de acordo com especialistas, ela pode ser o distúrbio ansioso da década.
Uma pesquisa nos Estados Unidos buscou as razões para a timidez. A conclusão foi que as pessoas aprendem a ser tímidas, não é algo de nascença, e sim desenvolvido na infância. É uma resposta natural para um mundo ameaçador. Podemos até mesmo aprende a timidez com nossos pais, a partir da própria falta de auto-estima deles. Qualquer humilhação sofrida na infância, como bullying, e traumas (do tipo pais se separando) também podem influenciar no comportamento de uma pessoa adulta.
A boa notícia é que se a timidez é um hábito, ela pode ser superada. Basicamente, você deve ignorar pensamentos pessimistas (“eu não sou bom o suficiente” ou “eu não queria estar aqui”) e , em vez disso, pensar positivo e em suas qualidades. Uma dica dos especialistas é fazer uma lista com suas qualidades e ler todos os dias durante um período de 21 dias.
Perder timidez pode ser difícil, mas não é impossível e você irá se surpreender com os resultados. Afinal, se a Nicole Kidman consegue andar por um tapete vermelho toda poderosa, você consegue acabar com sua timidez. Confira algumas dicas de especialistas:

  • Lembre-se que você não está sozinho. Mais da metade das pessoas que estão no mesmo lugar que você também são tímidas.
  • Assista uma comédia antes de sair para um lugar intimidador. Ficar com vergonha é difícil quando você está de melhor humor.
  • Tente controlar sua respiração.
  • Ajuste sua postura. Se você ficar reto e mais alto irá parecer, e se sentir, mais confiante.
  • Sorria e olhe as pessoas nos olhos. É difícil, mas uma vez que você consegue, você se sente mais relaxado e o seu interlocutor vai sentir mais simpatia em relação a você. A conversa irá fluir mais facilmente.
  • Pergunte coisas sobre seu interlocutor. O que ele acha de Avatar? Para que time ele torce? Conhecer mais a pessoa faz com que você se sinta mais confortável e ela também irá se sentir melhor. [Telegraph] 
Fonte: Aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails