segunda-feira, 17 de maio de 2010

Boa aparência não é sinal de saúde



Muitos dos mais importantes indicadores de saúde não têm sinais externos

Cintura fina, pele vistosa, cabelos brilhantes são sinônimos de boa saúde, certo? Não necessariamente. Uma pesquisa do Reino Unido indica que boa parte das pessoas tem a falsa ideia de que a aparência em dia e a saúde sempre caminham juntas.

O estudo conduzido pela Nuffield Health, rede de academias e hospitais privados, contou com 2,5 mil participantes. Eles observaram uma foto de uma mulher loira, magra e bronzeada; e uma de um homem comum e pálido, vestindo roupas desalinhadas. Em seguida, tiveram de indicar qual era o mais saudável.

Quase dois terços dos voluntários (62%) escolheu a representante do sexo feminino. Seis em cada dez disseram que pele e cabelos bonitos são indícios de saúde. No entanto, quando o casal foi submetido a uma bateria de exames médicos simples, incluindo pressão arterial e níveis de glicose e colesterol, além de identificar o hábito de fumar ou beber, o fotografado do sexo masculino se mostrou em melhor condição.
O diretor médico da empresa, Andy Jones, afirmou ao jornal Daily Mail que muitos dos mais importantes indicadores de saúde não têm sinais externos. Fora isso, cosméticos e cirurgias plásticas podem conferir falso aspecto saudável.
Os cientistas ainda ressaltaram que a magreza tão cobiçada pode ser sinal de desnutrição ou de transtorno alimentar e, ainda, apontar para problemas como tireoide hiperativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails